

PAULA MIRANDA
Visão Sistêmica e Comunicação Assertiva para Liderança em Vendas
A visão sistêmica, no contexto de liderança em vendas, implica a capacidade do líder de compreender sua equipe em sua totalidade, abrangendo processos, clientes, colegas e todos os elementos que permeiam o ambiente comercial.
Historicamente, a missão, visão e valores de uma organização eram frequentemente moldados para atender às necessidades e demandas dos clientes.
Cada conceito relacionado às vendas era cuidadosamente elaborado para cumprir o objetivo central de oferecer propostas e soluções distintas aos clientes, com o intuito de construir uma carteira crescente e de alta qualidade.
Atualmente reconhecemos a importância de não apenas compreender os clientes do ponto de vista da corporação, mas também de alinhar essas expectativas com as equipes de vendas, especialmente os vendedores, que desempenham um papel fundamental na interação direta entre a empresa e seus clientes.
Assim como os clientes, os colaboradores de uma empresa são indivíduos únicos que agem e reagem com base em seus valores e crenças pessoais.
É crucial que as equipes sejam compreendidas e capacitadas para entender seu público e assim, otimizar os resultados da empresa.
Nesse contexto, um dos maiores desafios da liderança de equipes comerciais é a comunicação.
Os líderes precisam desenvolver a habilidade de se conectar com pessoas em diferentes contextos, seja com vendedores ou clientes, considerando suas características individuais, como idade, gênero, etnia, crenças e contexto social, a fim de alcançar níveis superiores de desempenho nas vendas.
Apesar dos avanços tecnológicos e mudanças processuais no século 21, o cerne das vendas continua a ser a interação humana entre as pessoas envolvidas no processo, seja no papel de vendedor ou cliente.
Portanto, as chaves para se relacionar com sucesso com as pessoas permanecem sendo comunicação e conexão.
A comunicação pode ser definida como um processo interativo no qual compartilhamos mensagens, ideias, sentimentos e emoções, tendo a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas, que, por sua vez, reagem com base em suas próprias crenças, valores, histórias de vida e cultura.
Através do autoconhecimento, podemos entender como nos percebemos e, consequentemente, como nos comunicamos, permitindo uma conexão mais profunda com as pessoas.
Muitos dos problemas de comunicação na liderança são atribuídos à falta de habilidade dos líderes como ouvintes atentos, algo que merece atenção e desenvolvimento constante.